Translation

Aos Leitores

OBRIGADO

спасибо - Rússia
Merci - França
Thank you - Canadá e EUA
Gracias - Espanha
Obrigado - Brasil e Portugal
Tak - Dinamarca
Dank - Alemanha
Dankzij - Holanda
Díky - República Tcheca
Hvala - Croácia

IMAGENS

SUZANO (1915) Suzano PINACOTECA Pinacoteca MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA museu-da-lingua-portuguesa ESTAÇÃO DA LUZ estacao-da-luz-em-sp MUSEU DO IPIRANGA o_jardim_do_museu_do_ipiranga PLANETÁRIO Planetario Ibirapuera PLANETAS planetas - planetas MAPA DO BRASIL Mapa do Brasil MAPA MUNDI Mapa Mundi

The Story of Stuff - A História das Coisas - Versão Brasileira

Uma reflexão necessária sobre o nosso modo de vida!

Parlamento Jovem 2011

Parlamento Jovem 2011

"Aqui você representa muito”. A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas à juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro 2011. O PJB é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O PJB, que vai acontecer entre 26 e 30 de setembro, e vai reunir 78 estudantes de todos os estados, ocorrerá pela oitava vez, já que tem sido realizado desde 2004. De lá para cá, houve a participação de 546 jovens parlamentares que, na prática, são alunos do ensino médio. Nesse ano, uma novidade: além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também poderão participar. A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo. Este ano o tema é livre. Você pode participar escrevendo projetos em qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente na sociedade. A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua. Venha para o Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Aqui você representa muito e pode fazer história! 

O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados,  tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A VIII edição do programa será realizada no período de 26 a 30/09/2011 na Câmara dos Deputados, Brasília- DF.

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas : Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o  2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação - CONSED encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Câmara, irá escolher os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais (quadro abaixo).

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Número de deputados por estado:  

Unidade Federativa
Bancada Estadual
Deputados Jovens
AC
8
1
AL
9
1
AM
8
1
AP
8
1
BA
39
6
CE
22
3
DF
8
1
ES
10
2
GO
17
3
MA
18
3
MG
53
8
MS
8
1
MT
8
1
PA
17
3
PB
12
2
PE
25
4
PI
10
2
PR
30
5
RJ
46
7
RN
8
1
RO
8
1
RR
8
1
RS
31
5
SC
16
2
SE
8
1
SP
70
11
TO
8
1
Total
513
78
 
 
 
 
 

Adultos podem concluir Ensino Médio com o ENEM


Adultos podem concluir ensino médio com Enem
Da Redação* 
Em São Paulo
 Maiores de 18 anos que não tiveram a chance de concluir o ensino médio podem conseguir o certificado de conclusão do curso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos interessados devem informar, no momento da inscrição, que desejam o certificado.

Neste caso, não é necessário ter frequentado escola regular ou a educação de jovens e adultos, mas basta ter 18 anos completos. O candidato à certificação fará as mesmas provas dos estudantes que buscam vaga na educação superior pública.
A pontuação exigida para obter o documento será definida pela instituição certificadora, que o candidato deve escolher também durante a inscrição no Enem, pela internet. Mais de 350 instituições estão credenciadas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Para concluir a certificação, as instituições que firmaram o acordo de cooperação técnica com o Inep devem publicar a relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados. Em 2010, cerca de 110 mil pessoas, com mais de 18 anos, conseguiram concluir o ensino médio ao fazer o Enem.*Com informações da assessoria do Inep
http://www.inep.gov.br/

Category: 0 comentários

Escritor Ferreira Gullar em Suzano



No dia 06 de Junho, às 20h o poeta Ferreira Gullar estará no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Biblioteca) batendo um papo sobre sua obra. 

O encontro é gratuito e uma oportunidade única! 
Não percam!

Classificação: acima de 15 anos
Maiores informações: 4747 4180 ou pelo site:
http://www.suzano.sp.gov.br/agendacultural

Confira a programação completa do mês de Junho na página "Agenda Cultural" deste blog





Category: 1 comentários

ATIVIDADE FILOSOFIA (2º Ano) - Professor Gilson

Olá, Pessoal!
Abaixo, texto para atividade de Reflexão Crítica sobre Liberdade. (2ªAno).

Boa Leitura!
                       Abraço!
                                Prof. Gilson
                                  Filosofia


O Existencialismo é um Humanismo

Autor: Jean-Paul Sartre
Tradutora: Rita Correia Guedes

Quando declaro que a liberdade, através de cada circunstância concreta, não pode ter outro objetivo senão o de querer-se a si própria, quero dizer que, se alguma vez o homem reconhecer que está estabelecendo valores, em seu desamparo, ele não poderá mais desejar outra coisa a não ser a liberdade como fundamento de todos os valores. Isso não significa que ele a deseja abstratamente. Mas, simplesmente, que os atos dos homens de boa fé possuem como derradeiro significado a procura da liberdade enquanto tal. Um homem que adere a um sindicato comunista ou revolucionário quer alcançar objetivos concretos; tais objetivos implicam uma vontade abstrata de liberdade; porém, essa liberdade é desejada em função de uma situação concreta. Queremos a liberdade através de cada circunstância particular. E, querendo a liberdade, descobrimos que ela depende integralmente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa. Sem dúvida, a liberdade, enquanto definição do homem, não depende de outrem, mas, logo que existe um engajamento, sou forçado a querer, simultaneamente, a minha liberdade e a dos outros; não posso ter como objetivo a minha liberdade a não ser que meu objetivo seja também a liberdade dos outros. De tal modo que, quando, ao nível de uma total autenticidade, reconheço que o homem é um ser em que a essência é precedida pela existência, que ele é um ser livre que só pode querer a sua liberdade, quaisquer que sejam as circunstâncias, estou concomitantemente admitindo que só posso querer a liberdade dos outros. Posso, portanto, formar juízos sobre aqueles que pretendem ocultar a si mesmos a total gratuidade de sua existência e sua total liberdade, em nome dessa vontade de liberdade implicada pela própria liberdade. Aqueles que dissimularem perante si mesmos a sua total liberdade, com exigências da seriedade ou com desculpas deterministas, eu os chamarei de covardes; os outros, que tentarem demonstrar que sua existência era necessária, quando ela é a própria contingência do aparecimento do homem sobre a terra, eu os chamarei de canalhas.

Fonte: L’Existentialisme est un Humanisme, Les Éditions Nagel, Paris, 1970

Uma Frase - Profª Sol - Geografia






Viver ainda é a melhor diversão.

ATIVIDADE LITERATURA: (2ºs A,B,C,D e 3º D) - Professora Eva


Queridos alunos, abaixo deixo uma ajudinha para a pesquisa de vocês.
Leiam com atenção, entrem nos sites indicados e busquem em outros mais.
Boa sorte!


"Os Lusíadas": Episódios Principais


     Diversos são os episódios célebres de Os Lusíadas que merecem um olhar mais atento. Um deles é o da ilha dos Amores, (Canto IX, estrofes 68 a 95) em que a "Máquina do Mundo", com suas inúmeras profecias, é apresentada aos portugueses. Nessa passagem do final do poema o plano mítico – dos deuses – e o histórico – dos homens – encontram-se: os portugueses são elevados simbolicamente à condição de deuses, pois só aos últimos é permitido contemplar a “Máquina do Mundo”. Foi o episódio da ilha dos Amores que inspirou o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade a compor seu poema "A Máquina do Mundo". 


     Outro é o do Gigante Adamastor, (Canto V, estrofes 37 a 60), representação figurada do Cabo da Boa Esperança, que simboliza os perigos e tormentas enfrentados pelos navegadores lusitanos no caminho da Índia. Adamastor é o próprio Cabo, que foi transformado em rocha pelo deus Peleu, como vingança por ter seduzido sua esposa, a ninfa Tétis. Esse episódio foi recriado por Fernando Pessoa (1888-1935) no poema "O Mostrengo" do livro Mensagem (1934). 


EPISÓDIOS DE "OS LUSÍADAS"

EPISÓDIOS BÉLICOS:
Batalha de Ourique (III, 42-54)
Batalha do Salado (III, 107-117)
Batalha de Aljubarrota (IV, 28-44)

EPISÓDIOS LÍRICOS:

Formosíssima Maria (III. 101-106)
Morte de Inês de Castro (118-135)
Ilha dos amores (IX, 68-95)

EPISÓDIOS SIMBÓLICOS:

Sonho profético de D. Manuel (IV, 67-75)
Velho do Restelo (IV, 94-104)
Gigante Adamastor (V, 37-10)

EPISÓDIOS NATURALISTAS:

Fogo de Santelmo (V, 18)
Tromba d’água (V, 19-22)
A Tempestade (VI, 70-91)

EPISÓDIOS MITOLÓGICOS:

Consílio dos Deuses (I, 20-41)
Consílio dos Deuses Marinhos (VI, 19-35)

 http://fredbar.sites.uol.com.br/camoepi.html
Category: 0 comentários

 

Inscrições - Enem 2011 - Online (Internet)


Inscrições Enem 2011 Online Pela Internet: As inscrições para o Enem 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio 2011 terão início a partir do dia 23/05/2011. O período de inscrição prossegue até o dia 10/06/2011, quando se encerrarão às 23h59min.
Podem se inscrever para o Enem 2011 todo estudante jovem ou adulto que pretenda concorrer das vagas do SiSU 2011 – Sistema de Seleção Unificada do MEC que dão direito a vagas em universidades federais e instituições de ensino participantes. Também aqueles que pretendem utilizar a nota do Enem 2011 para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Fazer Inscrição - Enem 2011

Os inscritos no Enem que efetuarem a prova e obtiverem média específica podem ainda concorrer ao financiamento das mensalidades de faculdades particulares através do FIES 2012 ou a uma bolsa de estudos nessas instituições através do PROUNI.
Para fazer a inscrição no Enem 2011 é necessário CPF  e RG. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet através do site do Enem que está hospedado no portal do INEP no endereço: 

Inscrições aqui:    www.enem.inep.gov.br

Dúvidas Frequentes

DATAS

1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2011?

Das 10h do dia 23 de maio até 23h59 do dia 10 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF.

2 - Quando será a aplicação das provas do Enem 2011?

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação.

INSCRIÇÕES

3 - Qual o valor da taxa de inscrição?

Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 13/06. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.

4 - Quem está isento do pagamento da taxa?

Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2011 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.

APLICAÇÃO DA PROVA

12 - Como serão as provas do Enem 2011?

Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão:

Área do Conhecimento Componentes Curriculares
Ciências Humanas e suas Tecnologias.                      História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.                                 Química, Física e Biologia.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.                Língua Portuguesa, Literatura, LínguaEstrangeira  (Inglês ou  Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Matemática e suas Tecnologias.                          Matemática.

13 - Quando será cada prova e qual sua duração?

No primeiro dia, sábado, de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.

Para outras dúvidas, clique em:

http://www.enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html

Pensamento do Dia

" Milagres acontecem quando a gente vai à luta"
(Poeta Sérgio Vaz)


"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio"

(Albert Einsten)


Seguidores