Translation

Aos Leitores

OBRIGADO

спасибо - Rússia
Merci - França
Thank you - Canadá e EUA
Gracias - Espanha
Obrigado - Brasil e Portugal
Tak - Dinamarca
Dank - Alemanha
Dankzij - Holanda
Díky - República Tcheca
Hvala - Croácia

IMAGENS

SUZANO (1915) Suzano PINACOTECA Pinacoteca MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA museu-da-lingua-portuguesa ESTAÇÃO DA LUZ estacao-da-luz-em-sp MUSEU DO IPIRANGA o_jardim_do_museu_do_ipiranga PLANETÁRIO Planetario Ibirapuera PLANETAS planetas - planetas MAPA DO BRASIL Mapa do Brasil MAPA MUNDI Mapa Mundi

Não  haverá  pagamento  de bônus ', diz  secretário  sobre  escolas  s em  Saresp


Cento e cinquenta das 5.147 escolas estaduais não fizeram exame na terça.
Ele serve de parâmetro para calcular bônus dos professores e funcionários.


O secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, disse nesta terça-feira (24) que, nas escolas ocupadas que não fizeram o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp), os professores devem ficar sem bônus. "Não saberemos se elas atingiram a meta ou não. Em consequência, não haverá o pagamento dos bônus aos servidores", disse.
O bônus é pago às escolas que atingiram ou superaram as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). O índice retrata o desempenho dos estudantes e vale tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.
Segundo a Secretaria da Educação, 150 das 5.147 escolas estaduais não fizeram o Saresp nesta terça-feira (24). Elas estão ocupadas por estudantes que protestam contra a reestruturação da rede escolar.
Category: 0 comentários

Estudantes denunciam pressão de diretores contra ocupações das escolas

Estudantes relatam que dirigentes tentam demovê-los da ideia de ocupar as escolas até com ameaças de retenção de certificados; também mencionam boatos que visam a enfraquecer o movimento
por Cida de Oliveira, da RBA publicado 25/11/2015 21:24, última modificação 26/11/2015 00:34
cruz.jpg
Um dos boatos seria que ocupantes da Alves Cruz e Ciridião ocupariam a Alexandre von Humboldt
São Paulo – Das mesma maneira que cresce o número de escolas ocupadas – chegaram a 174 hoje (25) –, aumentam os boatos, ações e manipulações da opinião pública com objetivo de enfraquecer as manifestações estudantis contra a política de reorganização do governo de Geraldo Alckmin (PSDB).
Ontem, um estudante publicou numa página do Facebook que a diretora de sua escola, a Alexandre von Humboldt, localizada na Vila Anastácio, região da Lapa, recebeu ameaças de ocupação “por pessoas que ocuparam a Escola Estadual Alves Cruz, na Vila Madalena”. Outros estudantes chegaram a dizer que circulou também a informação de que o Alexandre, que funciona em tempo integral, estaria na mira dos alunos de uma outra escola ocupada, a Professor Manuel Ciridião Buarque, no Alto da Lapa.
A Alves Cruz é a primeira escola em tempo integral ocupada por estudantes contrários ao projeto de reorganização do governo de Geraldo Alckmin. “A escola está ocupada desde ontem contra a superlotação das salas, que vai aumentar com a chegada de alunos de escolas reorganizadas ou fechadas”, diz o estudante Alex Silva. De acordo com ele, pressões da direção da escola, ameaçando reter os certificados dos alunos das terceiras séries, influenciaram a decisão dos estudantes quanto à ocupação durante as assembleias. Estudantes afirmam ainda que a diretora “finge não saber do momento histórico de luta dos secundaristas e manda mensagens privadas, por celular, pedindo para que os estudantes inviabilizem a ocupação”. A conversa caiu na rede de celulares e foi determinante para a ocupação.
Os ocupantes da Ciridião relataram à reportagem da RBA ameaças desde segunda-feira, quando começou a ocupação. “Professores contra gritaram e ameaçaram. A direção também ficou na escola espalhando terror. Até apareceu uma supervisora de ensino e uma galera da delegacia de ensino”, disse um dos alunos na ocupação.
“Repressão mesmo, mas estávamos em muitos e sabíamos o que queríamos. Depois de muita conversa, assembleia, advogados e polícia, eles ‘cederam’. Nossa advogada pediu para que saíssem da escola, e depois de um dia de discussão, eles saíram. Durante o primeiro dia rolou muita coisa, como a secretaria trancar os portões e não nos deixar entrar e nem sair. Depois de muita luta, tomamos conta dos portões e ocupamos a nossa escola. A direção ainda vem tentar entrar, ronda a escola, pressiona. A polícia vem, pede pra entrar, pressiona, quer nomes, quer números. É claro que não damos nenhum dado. Estamos todos em alerta", relata.
Os estudantes chamaram de boato a “invasão” da Alexandre von Humboldt e disseram que vão procurar os alunos para esclarecer a situação.
Em Santos, os alunos que ocupam a Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte foram surpreendidos pela burocracia estadual. Na página Não fechem Minha Escola, no Facebook, eles relatam que um suposto diretor de obras, que teve o ano todo para isso, resolveu inspecionar a escola depois que foi ocupada.
No último dia 17, o secretário da Educação, Herman Voorwald, editou a resolução número 53. “Pelo texto, as escolas que estão ocupadas estão em recesso já, em férias. E quando acabarem as ocupações estará terminado o ano letivo. Isso significa que o professor terá de trabalhar no mês de janeiro também. Isso para tentar jogar a sociedade contra os estudantes”, afirma o dirigente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), o professor de matemática Luciano Delgado, de Guarulhos. “Até agora não está funcionando, mas isso é muito prejudicial", diz.
Category: 0 comentários

TJ reconhece movimento estudantil como legítimo e na contramão estão diretores e professores contrários ao movimento



TJ reconhece movimento estudantil como legítimo e na contramão estão diretores e professores contrários ao movimento
Parece uma piada de mal gosto ler na mídia a serviço do poder que diretores e professores estão contra o movimento dos estudantes  e a invasão das escolas.
Em trinta anos de  magistério nunca vi  tantos estudantes se envolverem em movimentos de defesa da escola pública,a grande reclamação dos professores sempre foi a total "apatia" dos jovem sempre que ocorreram greves do magistério,e no que estamos vendo neste momento é a ignorância dos tais "professores despolitizados" e dos diretores que estão à serviço do governo pressionando para acabar o movimento.
Absurdo! Diretores sempre foram cães de guarda do governo e estão fazendo seu papel,infelizmente muitos professores que estão criticando o movimento só estão pensando no seu próprio umbigo,pois acham que não serão prejudicados com a reorganização,provavelmente sua "escola" saiu levando a melhor na mudança,acusando o movimento de politico.Escoria do magistério!
Todo movimento social é politico,é obvio que alguns partidos se  envolvem tentando tirar proveito,mas os estudantes não são os "burros" que muitos professores adoram rotular nos intervalos das  escolas e nos conselhos,eles sim estão dando uma verdadeira aula de resistência em defesa da escola pública e não estão sendo levados ao movimento atrás de "aumento de salário"com a bandeira de que isso vai trazer mais qualidade no ensino público. Hipócritas.  Sindicatos e grupos que se dizem de movimentos sociais     também estão tentando tirar proveito do movimento  que é legitimo e não está ai para ser manipulado.é uma verdadeira batalha contra os gigantes da hipocrisia...mas a luta pela escola pública neste momento tem um protagonismo diferente...o aluno e isso pode mudar muita coisa... não estamos mais lidando com "burros" ou "desajustados" estamos lidando com sujeitos...sim...sujeitos capazes de escrever uma nova história na educação paulista.
Category: 0 comentários

Pensamento do Dia

" Milagres acontecem quando a gente vai à luta"
(Poeta Sérgio Vaz)


"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio"

(Albert Einsten)


Seguidores