Translation

Aos Leitores

OBRIGADO

спасибо - Rússia
Merci - França
Thank you - Canadá e EUA
Gracias - Espanha
Obrigado - Brasil e Portugal
Tak - Dinamarca
Dank - Alemanha
Dankzij - Holanda
Díky - República Tcheca
Hvala - Croácia

IMAGENS

SUZANO (1915) Suzano PINACOTECA Pinacoteca MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA museu-da-lingua-portuguesa ESTAÇÃO DA LUZ estacao-da-luz-em-sp MUSEU DO IPIRANGA o_jardim_do_museu_do_ipiranga PLANETÁRIO Planetario Ibirapuera PLANETAS planetas - planetas MAPA DO BRASIL Mapa do Brasil MAPA MUNDI Mapa Mundi

SOBRE A ESCOLA

SOBRE O PROF. JOSÉ BENEDITO LEITE BARTHOLOMEI

Nascido em 29 de Junho de 1.934, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo.
Iniciou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Dr. Almeida Vergueiro, em sua cidade natal. Depois mudou-se para o Colégio Marista de Poços de Caldas - Minas Gerais, onde concluiu o curso ginasial.
De volta à cidade Espírito Santo do Pinhal, fez o Curso Normal de Professores Primários na Escola Normal Cardeal Leme.
Em 1.954 recebeu o diploma de Professor.
Em 1.955 recebeu o diploma de Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio.
Estudou na Faculdade de Direito de Pouso Alegre e recebeu o título de Bacharel em Direito.
Licenciou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Osvald Cruz de São Paulo.
Fez, ainda, vários cursos de férias e extensões universitária dedicando sua vida ao aprimoramento.

Iníciou sua vida profissional como educador lecionando em escolas rurais e grupos escolares como professor primário e mais tarde como assistente de diretor.
Em 1979 assumiu, por concurso público, o cargo de Diretor de Escola na E.E.P.S.G. Dr. Anis Fadul - em Suzano.
Por concurso de remoção foi para E.E.P.S.G. da Comunidade Brasílio Machado Neto.
Mais tarde removeu-se para E.E.P.S.G. Bastista Renzi.
Posteriormente assumiu o cargo de Supervisor de Ensino e mudou-se para São Vicente.
Muito doente, voltou à cidade natal onde faleceu aos 05 de Novembro de 1986.

O Professor Bartholomei era conhecido pela sua simpatia e dedicação. Com sua juventude e alegria fez inúmeros amigos, principalmente entre os alunos. Tratava todos com carinho e dava atenção especial às pessoas carentes. Obediência e disciplina eram fatos normais na escola que dirigia com amor e dedicação.
O Professor era considerado um profissional completo e uma figura humana de admiráveis dimensões.

Material concedigo pelas Professoras Ana Abreu e Lucia

SOBRE A ESCOLA

Inaugurada em 1987, a escola está localizada a 5 kilometros do centro de Suzano, em uma area rural periférica. No início, havia apenas o prédio central, uma quadra e um "campinho". Estudavam todos juntos, desde a 1ª série até o antigo colegial, no entanto, não era a única escola do bairro. A Teresa Pereira  Lima Muzel, conhecida como Teresinha também recebia alunos do colegial.

Até por volta de 1995, todos os alunos, sem exceções, faziam filas no pátio e cantavam o Híno Nacional às quartas-feira. Havia um laboratório de Ciência na maior sala da escola, hoje, salas 16 e 17. Naquela época , a biblioteca ficava junto ao laborátorio cuja pequena coleção de cobras e alguns insetos ficavam em prateleiras e havia dois pequenos lavatórios perto das janelas e muitos instrumentos pertinentes ao laboratório. 


Houve então a separação dos alunos. Os mais jovens passaram a estudar no "Teresinha" e o colegial passou a ficar no Bartholomei.

Entre 1996 e 1997, foram construídas 6 salas ao lado da quadra para comportar o grande número de alunos.
O laboratório deu espaço à biblioteca que posteriormente mudou-se para o piso da escola em uma pequena sala onde está localizada atualmente.


O bairro foi crescendo e com esse crescimento a escola sofreu vários furtos que prejudicaram muito na sua infra-estrutura. Hoje, a escola não mudou quase nada e mantém praticamente a mesma estrutura daquela que teve um novo ínicio por volta de 1997.

A chegada de mais moradores e o crescimento do Jardim São José e dos bairros vizinhos,  representou mudanças também na identidade da escola que passou a conviver com algumas prioridades. 

Na região de 5 (cinco) bairros interligados, podemos contar com 6 (seis) escolas para o ensino fundamental 1 e 2 (de 1ª a 4ª e 5ª a 8ª) sendo 2 (duas) no bairro Santa Inês e 1 (uma) no Jardim Margarida (Mogi das Cruzes) que prepara os alunos até à 8ª série. Muitas dessas escolas passaram a ser municipalizadas e como não foram construídas novas escolas para atender o Ensino Médio, restou ao Bartholomei o cumprimento de tal missão.

Atualmente, nossa escola recebe alunos de 6 (seis) bairros, sendo que a maior parte do Jardim Santa Inês é recebido pela escola Maria Elisa, localizada no jardim Dona Benta.

Devido à falta de ações políticas que estejam realmente preocupadas com nossa escola e com a comunidade, não utilizamos cerca de 50% do espaço que disponibilizamos. Exemplo disso é não termos  um laboratorio, já que o antigo foi transformado em sala de aula e atualmente teve que ser divido para somar mais uma  nova salas de aula. Nos espaços ao redor da escola, que hoje servem apenas para  plantação de capim, poderiam ser construídos  áreas que tornassem a escola mais agradável, tais como uma pequena pracinha, uma quadra de areia, a ampliação do pátio, uma horta, um laboratório de química, uma sala de video, uma biblioteca digna, ou até uma pequena pista de skate. 

Devido à leis e à necessidade da escola sempre precisar fazer manutenções em aparelhos quebrados, pintar paredes que foram pichadas, trocar maçaneta e portas destruídas por alunos, colocar placas de ferros em janelas entre outros problemas, hoje contamos com instrumentos básicos com péssimo funcionamento e uma sala de video improvisada (já que a antiga teve que ceder o espaço à biblioteca) com a ajuda da Direção que tenta fazer o possível dentro da legislação para não deixar o corpo docente e discente sem recursos.

Mesmo com alguns problemas (que são reflexos e resultados de um sistema falido e autoridades desonestas) 90% dos alunos e professores que passam pelo Bartholomei, nutrem um carinho pela escola. Apesar da fama (em outras escolas da burguesia falida), nossa escola tem professores competentíssimos, alunos colaboradores (ambos, muitas vezes incompreendidos) e o principial: uma galera que está sempre firme, lutando com a cabeça erguida.


Vale lembrar que um fato curioso da escola que foi presenciado por várias gerações, era o lodo que brotava de uma das arquibancadas da quadra e que atrapalhava nas aulas de Educação Física, onde era preciso tomar cuidado para a bola não cair e molhar (risos). Problema resolvido!!! Hoje a quadra não chora mais!

Em 2009 a escola foi reformada, teve  todo o piso trocado,  e a pintura  realizada nas paredes e portas ainda continua em excelentes condições até hoje com a colaboração dos alunos. Foi quase 1 (umj) ano  sem intervalos (devido a gripe suína) e muito cimento, britadeira, pó, pedras, e revezamentos das aulas.


A participação de nossa escola em eventos, gincanas, festivas e outros campeonatos, tem nos garantido muitos prêmios.
Aqui está uma pequena lista de alguns prêmios já ganhados com a ajuda dos alunos da escola.

PREMIOS


------ - 1º Lugar na 1ªGincana de Integração Bartholomei - Noturno;
------ - III Festival Interno de Música; 
1994 - IV Mostra Interescolar de Peças Curtas;
1998 - 1º Lugar em Futebol de Salão;
1998 - Festival Esportivo Santa Rita - Futsal Adulto;
1998 - Festival Esportivo Santa Rita - Futsal Juvenil;
1999 - VI Mostra Interescolar de Peças Curtas; 
2003 - 1º Lugar Reporter Por Um Dia (Diario de Suzano);
2004 - Melhor Torcida Ciclo II - IX Mobilização Diário de Suzano; 
2004 - Campeão em Gincana Estudantil 2004 (TV Diário);
2005 - Campeão em Gincana Estudantil 2005 (TV Diário);
2006 - 1º Lugar Rumo ao Pan 2007 (TV Diário); 
2006 - 2º Lugar Olimpíadas Colegial Cat. Pré Mirim - Fustal Feminino; 
2006 - 3º Lugar XI Mobilização Socio-Cultural-Esportiva - Ensino Médio/EJA (Ler e Aprender com o DS);
2007 - 2º Lugar nas Olimpíadas Colegial do Estado de São Paulo Cat. Pré Mirim - Fustal Feminino;


A Escola está localizada exatamente no Planeta Terra a 2.607 kilometros ao Sul da linha do equador e a 5.189 kilometros ao Oeste do Meridiano de Greenwich. [Coordenadas Geográficas: 23°29'31"S   46°17'4"W]








Category: 5 comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

muito bom!!! não sabia que minha escola fosse capaz de produzir um BlOg tão lindo como esse a todos meus sinceros parÁbens .. BRYAN CHIARELLO

Anônimo disse...

entrei na escola esse ano...Mas ja tenho enorme consideração por todos!
Parabéns alunos e professores!

Juliana Queiroz disse...

Parabé4ns para quem atualiza o blog, esta maravilhoso . Esta digno de um blog escolar .

ilka disse...

Nossa adorei o blog estudo no Bartho deis de 2009 e a escola já melhoro muito em relação ao ano que eu entrei arabens a todos... by:ilka 7ª G #tamojuntomichaeljacson

Anônimo disse...

Adorei o blog, estudei por um pequeno período nesta escola há alguns anos e na tentativa frustada de rever alguns amigos joguei o nome da escola na internet e confesso que me surpreendi encontrar esse blog; belíssima iniciativa. Não deixem de atualiza-lo! Estou muito orgulhosa.

Pensamento do Dia

" Milagres acontecem quando a gente vai à luta"
(Poeta Sérgio Vaz)


"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio"

(Albert Einsten)


Seguidores