Translation

Aos Leitores

OBRIGADO

спасибо - Rússia
Merci - França
Thank you - Canadá e EUA
Gracias - Espanha
Obrigado - Brasil e Portugal
Tak - Dinamarca
Dank - Alemanha
Dankzij - Holanda
Díky - República Tcheca
Hvala - Croácia

IMAGENS

SUZANO (1915) Suzano PINACOTECA Pinacoteca MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA museu-da-lingua-portuguesa ESTAÇÃO DA LUZ estacao-da-luz-em-sp MUSEU DO IPIRANGA o_jardim_do_museu_do_ipiranga PLANETÁRIO Planetario Ibirapuera PLANETAS planetas - planetas MAPA DO BRASIL Mapa do Brasil MAPA MUNDI Mapa Mundi

Ser Professor

Não, não sei ainda quem sou. Estou à procura.
Por vezes sou mãe, irmã, tia. Algumas outras sou filha também, sou irmã mais nova e mais velha e sou até sobrinha. Estudante, aprendiz eu sempre fui, talvez por isso, tenha sonhado já na quinta série do meu tempo de escola em ser professora.
Nunca mais este sonho saiu de mim e hoje aos quarenta anos, ele me acompanha dia e noite, em casa, na escola, na rua, em todos os lugares.
Será que é isso que sou? Este sonho que sonhei e agora não quer mais largar de mim? Ser professora pra quê? Me perguntavam e eu respondia: pra estudar mais, pra aprender mais, pra dividir o que eu aprender com os outros.
Hoje, depois de ter passado pelos corredores das universidades, pelas salas de aula e dos professores e pelos pátios das escolas, posso ver que além desse sonho, mora em mim um desejo de mudança, de transformação, de alquimia mesmo... Não de mudança no sentido de trocar as coisas de lugar, mas de instauração de “outro”.

É esse outro que busco e sempre busquei em meu ofício de ser humano e de ser professora. É esse outro que quero tocar, sentir, ver e com ele travar diálogos que façam sentido para ambos e para o mundo de ambos. Se este desejo de diálogo pode ser chamado de profissão professor, acho mesmo que estou caminhando pra ele... Talvez um dia eu consiga Sê-lo.
Por agora, desejo discuti-lo e tentar contribuir para a construção de um caminho.
É isso, um caminho para Ser Professor.

Eva Rocha
Category: 1 comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

ser professor não e´um sonho que nasce com o tempo ,ele já nasce com agente,
ser professor para mim não e´apenas uma profissão mas sim o melhor jeitom de aproveitar a vida ,estudando ,aprendendo,dividindo, e sempre amando oque esta fazendo,ser professora sera a realização da minha vida .
e isso eu descobri com pessoas que jamais esquecerei .a galera do bartho...........

Pensamento do Dia

" Milagres acontecem quando a gente vai à luta"
(Poeta Sérgio Vaz)


"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio"

(Albert Einsten)


Seguidores